A Douro Generation e a Rede de Aldeias Vinhateiras do Douro participaram na 22ª edição da Feira Internacional de Macau, entre 19 e 21 de Outubro de 2017. Esta foi uma participação integrada na Exposição de Produtos e Serviços dos Países de Língua Portuguesa – Macau (PLPEX) , com a União e Cidades Capitais de Língua Portuguesa (UCCLA).

A delegação organizou um encontro com João Pires, Master Sommelier que reside em Macau.

João Pires é Master Sommelier, um título apenas atingido por menos de 200 pessoas no mundo. É não só o primeiro português a alcançar esta categoria, mas também o primeiro da península ibérica. Entre um vasto currículo, conta com distinções como Sommelier do ano em 1999 pela Revista de Vinhos em Portugal, Sommelier of the Year em 2004 pela Academia Portuguesa de Gastronomia, Best International Sommelier of the Year em 2004 e o Grand Prix du Sommelier 2009, pela reputada Academia Internacional de Gastronomia em Paris.

Reveste-se por isso de especial importância este encontro, que contou com a presença dos produtores durienses que participaram com a comitiva da
Douro Generation e da Rede de Aldeias Vinhateiras do Douro na Feira Internacional de Macau: Quinta da Deserta e D’Eça Wine. A Douro Generation representou os demais produtores de vinho presentes na plataforma Douro Mágico 360.

Neste encontro foi manifestado o interesse por parte do Master Sommelier, João Pires, em conhecer melhor os vinhos que integram a plataforma Douro Mágico 360, podendo efetuar avaliações que possam contribuir para o seu melhoramento e promoção.

Esta iniciativa foi cofinanciada pelo Norte 2020, no âmbito do projeto “Douro em Movimento, Aldeias com Vida”.


HERNÂNI GOUVEIA Membro da Direção da Douro Generation
MÓNICA COSTA Membro da Equipa Técnica da Douro Generation
JOÃO D’EÇA Empresário D’Eça Wines
PAULA RIBEIRO Empresária Quinta da Deserta
MANUEL AFONSO SOUSA Jornalista TSF