Fórum “DouroValor”
A preservação, valorização e promoção dos Patrimónios Mundiais, que constam da lista da UNESCO, e a evolução socioeconómica das regiões onde se inserem, podem ser potenciadas num quadro de cooperação entre povos, regiões e nações.
Porque estamos no Ano Europeu do Desenvolvimento, imbuídos de um espírito de cooperação, convidaram-se os Deputados Portugueses ao Parlamento Europeu a refletir no Douro a problemática subjacente ao tema deste fórum.
Atendendo a que a cooperação entre os povos, as regiões e as nações é uma das missões das organizações internacionais, convidaram-se para esta iniciativa algumas entidades nacionais e internacionais, personalidades e representantes de Sítios Classificados para debater a importância do Património Cultural e Natural, o papel das Gerações e o Desenvolvimento Humano.
COFINANCIAMENTO – ON.2 “O NOVO NORTE”
“DOUROVALOR – Valorização e Promoção Económica, Cultural e Social do Património Imaterial do Alto Douro Vinhateiro”
NORTE-08-0569-FEDER-000165
Procurou-se atingir os seguintes objetivos:
- Promover uma reflexão sobre os efeitos económicos e sociais decorrentes da atribuição do estatuto de Património Mundial;
- Partilhar experiências sobre os processos locais e regionais de desenvolvimento em torno dos Sítios Classificados;
- Analisar as possibilidades de criação de redes de trabalho à escala internacional envolvendo Sítios com idêntica tipologia.
Público-alvo: Associações, Administração central e local, Gestores de Projeto, Profissionais dos setores dos Turismo, Hotelaria e Restauração, Agentes Culturais e de Animação Turística, Empreendedores, Docentes, Investigadores e Estudantes.