A 09 de junho de 2017 a Douro Generation e a Rede de Aldeias Vinhateiras do Douro proporcionaram o lançamento do livro “O Intervalo do Vaga-Lume”, de Alberto Araújo, no Teatro de Vila Real, no âmbito da iniciativa “World Generation Week”.

Esta iniciativa foi cofinanciada pelo Norte 2020 no âmbito do projeto “Douro em Movimento, Aldeias com Vida”.

 

Sinopse

Gabriel nasceu e reinou sozinho em uma família de classe média de Goiânia. O pai, um comerciante apaixonado por poesia, e a mãe, professora primária. Até os oito anos, a vida de Gabriel era naturalmente divertida, mas um acidente de carro mudou tudo. Aos dezoito, transferiu-se para a Espanha, onde foi estudar na tradicional Universidade de Salamanca. Vez ou outra, tomava o trem com destino a Lisboa para visitar os pontos frequentados por Fernando Pessoa, sentindo-se, assim, mais próximo do pai. Um dia, resolve voltar ao Brasil, e em Goiânia visita o sobrado onde viveu seus melhores anos. Os atuais proprietários, o antropólogo Olavo Nunes e sua esposa Imaculada, professora de História e piano, são os mesmos que compraram o imóvel na época do acidente. Ao entrar no sobrado, com a desculpa de estudar piano, Gabriel tem a sensação de abrir o porão de sua infância perdida. Preso às raízes, sequestra o casal e o faz refém de seus sonhos vividos ali.

Alberto Araújo é de Coromandel, mas viveu sua infância e mocidade em Patrocínio, tendo trabalhado no Restaurante Jamaica. Montou depois uma produtora de vídeo e tinha como diversão jogar como goleiro em equipe do futebol amador local e aqui lançou seus primeiros livros de poesia. É autor e diretor do filme Vazio Coração e tem cenas gravadas em Patrocínio e Araxá (MG), com a participação de grandes artistas como Lima Duarte, Murilo Rosa, Bete Mendes, Othon Bastos, Patrícia Naves, Oscar Magrini e Larissa Maciel.