A Douro Generation e a Rede de Aldeias Vinhateiras estiveram presentes em Macau, de 19 a 21 de outubro, para a promoção do Douro na Feira Internacional de Macau e para o desenvolvimento da rede World Generation de cooperação de Patrimónios Mundiais.

Para este último objetivo, foi estabelecido o contacto com a Dr.ª O Tin Lin, da Delegação Económica e Comercial de Macau. Foi um passo no sentido de estabelecer um acordo de cooperação para a partilha de conhecimento e gestão dos Patrimónios Classificados – Alto Douro Vinhateiro e Centro Histórico de Macau. Ficou estabelecido que os moldes desta cooperação seriam acertados em contactos posteriores.

No âmbito desta cooperação entre o Douro e Macau foi realizada uma visita a alguns monumentos que constituem o Bem classificado pela UNESCO como Património Mundial e ao Centro de Exposição dos Produtos Alimentares dos Países de Língua Portuguesa.

 

FÓRUM ECONÓMICO “CIDADES SUSTENTÁVEIS”
Paralelamente à Feira Internacional de Macau decorreu o Fórum Económico “Cidades Sustentáveis”, organizado pela União das Cidades Capitais de Língua Portuguesa (UCCLA) e pelo Fórum dos Empresários de Língua Portuguesa.

Este evento revelou-se de especial interesse para os objetivos do projeto “Douro em Movimento, Aldeias com Vida”, considerando as temáticas em debate, desde o futuro das cidades, que cada vez mais se requerem como “inteligentes”, e a importância da gestão do território e do aproveitamento dos recursos.

Ficaram também percetíveis, pelas intervenções de oradores de países lusófonos e da China, quais as oportunidades de investimento e as áreas onde as empresas portuguesas podem marcar a diferença num futuro próximo, onde se destaca, por exemplo, a Nova Rota da Seda.

ANTÓNIO MARTINHO Membro da Direção da Douro Generation
HERNÂNI GOUVEIA Membro da Direção da Douro Generation
MÓNICA COSTA Membro da Equipa Técnica da Douro Generation
TIAGO MENDES Membro da Equipa Técnica da Douro Generation
MANUEL AFONSO SOUSA Jornalista TSF