Entre 17 e 21 de julho de 2017 a Douro Generation realizou uma missão económica a Cabo Verde, na sequência de contactos efetuados anteriormente, nomeadamente na missão a Cabo Verde, para desenvolvimento da Rede de Patrimónios Mundiais, e da World Generation Week.

OBJETIVOS

  • Prospeção de mercados (CPLP e África Central) e planos de investimento cabo-verdiano e estrangeiro no Douro;
  • Promoção dos produtos e serviços do Douro;
  • Apresentação do espectro empresarial do Douro em especial dos setores agroalimentar, turismo e ambiente;
  • Estabelecimento das relações institucionais locais e governamentais.

REUNIÕES
17.07.2017
– Cabo Verde Trade Invest, com Ana Barber e Luís Aguiar, Presidente e Administrador Executivo;
– Sustentar ONGD, com Nuno Ribeiro, Presidente;
18.07.2017
– Direção Nacional do Ambiente;
– Rede Parlamentar (MAA);
19.07.2017
– Ministério da Cultura, com o Ministro;
– Município de Ribeira Grande (Cidade Velha), com o Presidente;
– Município de S. Miguel, com o Presidente;
– Município de Santa Cruz;
20.07.2017
– Municípios de Santa Catarina, com o Presidente;
– Município da Praia, Vereadores do Ambiente e Educação;
– Universidade de Cabo Verde;
21.07.2017
– Ministério das Infraestruturas, com Ministra;
– Município de São Domingos;
– Município do Tarrafal
.

CONCLUSÕES
Da reunião com Ana Barber e Luís Aguiar da Cabo Verde Trade Invest – Agência de Promoção de Investimento e Exportação de Cabo Verde, entidade pública que foca a sua ação na promoção, coordenação, facilitação e acompanhamento das oportunidades de investimento no país e das exportações de bens e serviços produzidos em Cabo Verde, concluímos que este país é uma oportunidade para a internacionalização e aumento das exportações das empresas do Douro, aproveitando as condições oferecidas, nomeadamente no seio da CEDEAO – Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental e AGOA – African Growth and Opportunity Act, e o triângulo de livre circulação de bens e serviços para o Canadá, EUA e Rússia.

Da reunião com Nuno Ribeiro e Edzana Martins, ficámos a conhecer a Sustentar, uma ONG apostada no combate às mudanças climáticas, na conservação do ambiente e na promoção e implementação do desenvolvimento sustentável, por meio de práticas científicas e sócioeducacionais. Esta ONG foi criada para trabalhar com o Governo caboverdiano e as Nações Unidas para o desenvolvimento sustentável nas áreas:

  1. da agricultura familiar, aproveitando as premissas e projetos da FAO;
  2. do ambiente, com especial aplicação no Turismo no que diz respeito às boas praticas e certificação ambiental, aproveitando a experiência portuguesa na hotelaria e restauração, bem como praias e praias fluviais.
  3. apoio em ações de advocacy.

No âmbito das reuniões com as Câmaras Municipais, os seus presidentes e assessores no geral mostraram interesse em geminações com concelhos do Douro, Norte e Centro do País para dinamizar a economia local de cada município cabo-verdiano e português, privilegiando as trocas comerciais e ações socioculturais. Ficou ainda patente a necessidade de trabalharmos em conjunto ações de formação e investigação e ajudarmos a reforçar o trabalho em 4 áreas:

  1. ambiente – águas, resíduos e energias renováveis;
  2. empreendedorismo, em especial o feminino;
  3. turismo, em especial ecoturismo;
  4. apoio na captação de investimentos e fundos de investimentos europeus e mundiais.

Das reuniões institucionais, em especial com o Ministério das Infraestruturas, concluímos que Cabo Verde tem muito ainda para fazer na reabilitação urbana, requalificação ambiental, ordenamento do território, planeamento urbano, orla costeira, infraestruturas rodoviárias e pontes áreas. No  Ministério da Economia foi-nos transmitida a ideia principal de que, em especial no turismo, os investimentos estrangeiros em animação e  infraestruturas hoteleiras são prioritários.

Esta iniciativa foi cofinanciada pelo Norte 2020 no âmbito do projeto “Douro em Movimento, Aldeias com Vida”.


HERNÂNI GOUVEIA Membro da Direção da Douro Generation
CARLA SANTOS Membro da Direção da Douro Generation