Entre 18 e 21 de novembro de 2017 a Douro Generation e a Rede de Aldeias Vinhateiras do Douro organizaram uma missão económica do Douro em Salvador da Bahia, Brasil, tendo em vista a promoção dos produtos, serviços e turismo do Douro e o estabelecimento de contactos comerciais para os produtores Douro Mágico.

Esta missão decorreu em paralelo com a missão de cooperação para o desenvolvimento dos sítios Património Mundial do Alto Douro Vinhateiro e do Centro Histórico de Salvador.

OBJETIVO

  1. Contactar empresários que desenvolvam a sua atividade na área da importação de vinhos, azeites e outros produtos do Douro;
  2. Apresentação produtos Douro Mágico 360.

Na expectativa de impulsionar a exportação de produtos do Douro para o Brasil, a Delegação da Douro Generation e da Rede de Aldeias Vinhateiras organizou, no dia 19, no Hotel Bahia Othon Palace uma sessão de degustação de vinho, azeite, compotas, maçã e frutos secos. Participaram empresários convidados e outros que participavam em outros eventos a decorrer na mesma unidade hoteleira.

Destaca-se desta sessão:

  • a prova de alguns vinhos por parte de uma Sommelier dos hotéis Iberostar, que se mostrou bastante agradada com alguns dos vinhos apresentados;
  • o interesse por parte da empresa Belog, nomeadamente do representante comercial Cláudio Carvalho e do parceiro Franz Monteiro em estabelecer o apoio nas relações comerciais com o Brasil. Foi também feito o contacto com Moisés Ribeiro, da Bras Coaching.

No dia seguinte e na sequência da apresentação de produtos, decorreu uma reunião com importadores, a quem apresentamos com maior pormenor a Plataforma Douro Mágico 360. Reunimos com os representantes da Trade Belog, que opera em 130 países, ao nível da consultoria para importação e exportação, armazenagem e distribuição, certificação – uma dificuldade muitas vezes sentida por alguns produtores Douro Mágico. Os representantes da Belog manifestaram grande interesse em estabelecer uma parceria e criar uma estrutura de trabalho, para que toda a gama de produtos Douro Mágico entre no Brasil com preços de grande competitividade. Foram agendadas reuniões via videoconferência, tendo uma delas decorrido em Dezembro.

Foram também feitos contactos com o importador André Faro e com Pedro Luz, da DIEBIMPORT, por intermédio da Prefeitura. Ficou acordado enviar-lhes mais informação sobre os produtos Douro Mágico.

Apresentamos ao Diretor de Turismo a Plataforma Douro Mágico 360. Decorreu ainda um almoço de trabalho na Casa do Comércio com o Dr. Ricardo Calvão, Presidente da Câmara Portuguesa de Comércio no Brasil (empresário da área de software, a Totvs). Apresentámos os objetivos da missão, dando nota, em linhas gerais dos objetivos e projetos da Douro Generation e da Rede de Aldeias Vinhateiras.

Esta foi uma iniciativa cofinanciada pelo Norte 2020, no âmbito do projeto “Douro em Movimento, Aldeias com Vida”.

ANTÓNIO MARTINHO Membro da Direção da Douro Generation
DOMINGOS CARVAS Membro da Direção da Wine Villages
MÓNICA COSTA Membro da Equipa Técnica da Douro Generation
ANA MORENO Membro da Equipa Técnica da Douro Generation
EDUARDO PINTO Jornalista do Jornal de Notícias