Reunião preparatória para o desenvolvimento da parceria de cooperação entre o Alto Douro Vinhateiro e Las Médulas para o desenvolvimento de candidatura ao POCTEP apresentada no dia 22 de janeiro de 2016, com os seguintes parceiros:

  • UTAD
  • Universidade de Léon
  • CCDR-N
  • Câmara Municipal de Vila Pouca de Aguiar
  • Fundação Santa Maria La Real, Fundação Las Médulas
  • Douro Generation

Objetivos
O projeto demonstrará como o turismo sustentável, articulado com a conservação dos recursos culturais e naturais se pode transformar numa base económica fundamental para as paisagens culturais da região
transfronteiriça. Neste sentido, desenvolver-se-ão ações no Alto Douro Vinhateiro (Portugal) e Las Médulas (Espanha), as duas únicas paisagens culturais do espaço de Cooperação declaradas Património Mundial pela UNESCO. Assim, empregar-se-á a experiência de gestão patrimonial destes sítios com reconhecido “valor universal excecional” para valorizar outras paisagens da zona transfronteiriça que não têm o mesmo nível de proteção, mas que possuem características patrimoniais semelhantes e, consequentemente, os mesmos desafios de valorização.

Resultados
O projeto permitirá melhorar o retorno económico do “valor universal excecional” das paisagens culturais Património Mundial mediante a implementação de um programa de turismo sustentável. Do mesmo modo, permitirá efetuar uma transferência de conhecimento e experiência destas paisagens para outras semelhantes, com menor grau de proteção, mas onde os objetivos do projeto permitirão aplicar os mesmos benefícios inerentes à valorização patrimonial e à sua transformação em suporte de crescimento socioeconómico.
É conveniente ressaltar que, pela primeira vez, aplicar-se-ão mecanismos de colaboração transfronteiriça nas paisagens culturais da zona de cooperação orientada a setores turísticos emergentes no âmbito da cultura e do meio ambiente.

Participantes
ANTÓNIO MARTINHO – Presidente da Direção da Douro Generation
CARLA SANTOS – Vogal da Direção da Douro Generation
ALBERTO BAPTISTA – Vice-Reitor da UTAD
HELENA TELES – Responsável pela Estrutura Missão Douro CCDR-N