A Douro Generation esteve presente na feira internacional L’ Artigiano in Fiera entre os dias 3 e 11 de dezembro de 2016, uma feira de Artesanato, Turismo e Território, em Milão onde promovemos a região do Douro.

Apresentar e vender
Nesta ação promovemos 140 entidades da região (sete municípios) em áreas tão diversas como: gastronomia, hotelaria, serviços, eventos, pontos de interesse e produtos regionais, dos quais 40 fizeram-se representar com os seus produtos para venda direta.

Testar e verificar
Testámos o mercado italiano relativamente aos nossos produtos regionais e ao potencial turístico da nossa região, bem como o potencial de exportação para este país e outros com os quais trocámos contacto.

Promover
Promovemos o Douro com recurso às novas tecnologias que permitiram ao visitante sentir-se “dentro” da nossa região, visitar as nossas entidades e junto do público mais novo de uma forma mais lúdica, através de um jogo online.

Na feira internacional L’ Artigiano in Fiera, que decorreu entre os dias 3 e 11 de dezembro, em Milão, a Douro Generation apresentou a região do Douro e o que esta oferece, nomeadamente nos sete municípios envolvidos no projecto: Tabuaço, Tarouca, Sabrosa, São João da Pesqueira, Vila Real, Moimenta da Beira e Carrazeda de Ansiães, e em concreto nas Aldeias Vinhateiras de Barcos, Ucanha, Salzedas, Provesende e Trevões.

Objetivos:
a) Promover os produtos e os produtores da região e das Aldeias Vinhateiras do Douro.
b) Promover o território.

Esta apresentação fez-se através da exposição e venda de produtos endógenos, num conjunto que englobou: vinho, espumante, licores, cerveja, vinhagre, azeite, compotas, mel, biscoitos, frutos secos, ervas aromáticas, sabonetes e artesanato variado (peças em burel, linho, crochet, madeira, lata, estanho entre outras, num total de 40 produtores representados.

Através da Plataforma online Douro Mágico 360 foram também apresentados 148 entidades, 444 produtos e serviços, através com um levantamento de mais de 100 locais do Douro e mais de 200 fotografias e vídeos. Marcam presença produtores, empresários do alojamento, da restauração e da animação, bem como entidades públicas e do terceiro setor. hotéis, restaurantes, roteiros e serviços, paisagens e património do Alto Douro Vinhateiro.

Numa experiência Imersiva de 360 graus, mostrámos também através de Óculos de Realidade virtual, o património e a paisagem do Douro.

Aos mais pequenos, o Douro foi apresentado de uma forma divertida, através de um jogo didático.

De sublinhar que, a nossa participação nesta feira foi facilitada pelo conhecimento de João Mário Amaral, da Associação de Artesãos da Serra da Estrela, que já participa neste certame há 21 anos. Convenceu o Turismo do Centro/ER a participar. A técnica daquela Entidade Regional de Turismo estava preparada para prestar informação a potenciais turistas, receber e esclarecer pessoas que manifestavam interesse em escolher Portugal para passar parte importante do tempo da sua reforma, adquirindo, mesmo, casa para tal. As 3 sessões de fado atraíam também visitantes ao espaço ocupado pelos 27 stands portugueses.

A localização do Stand Douro Mágico 360, com 3 frentes, permitiu também que o número de visitas fosse considerável, entre os 3 milhões que passaram por toda a feira.

Tratando-se de uma feira de venda direta ao público, a Douro Generation, em representação dos produtores da região, efetuou a venda dos produtos em exposição. A adesão foi positiva, tendo-se vendido um total de 620 produtos, com destaque para o vinho, mel e azeite.

Produtores representados com os seus produtos no stand (40):
TABUAÇO
1) Cooperativa Agrícola de Tabuaço (Azeite)
2) Artesanato do Douro – Barcos (artesanato variado)
3) Quinta do Monte Travesso – Barcos (vinho)
4) Quinta da Deserta (vinho)
5) António Oliveira (artesanato variado)
6) Cobalto (gin)

TAROUCA
1) Sabores Monásticos (cerveja, mel e compotas)
2) Maria Regina Carneiro (compotas)

SABROSA
1) Quinta da Fonte do Milho – Provesende (vinho e azeite)
2) D’Eça Wine (vinho)
3) Morgadio da Calçada – Provesende (vinho e sabonetes)
4) Adega Cooperativa de Sabrosa (vinho)
5) Quinta do Beijo (vinho)

SÃO JOÃO DA PESQUEIRA
1) Cooperativa Agrícola de Utilidade Popular de Castanheiro do Sul (azeite)
2) Café e letras (artesanato)
3) Multi-chic (artesanato)
4) Corina Vila Real (artesanato, azeite)
5) Cooperativa Agrícola de Ervedosa do Douro (azeite)
6) Vinoquel, vinhos Oscar Quevedo, lda (vinho)
7) Vinhos Fontes Velhas, Quinta Vale do Pereiro (vinho)
8) Viniselores lda (vinho)
9) Quinta das Bajancas (vinho)
10) Douro Family Estates (vinho)
11) Sociedade Agrícola Cruz Velha (vinho)

VILA REAL
1) Adega Cooperativa de Vila Real (vinho)
2) Rupestris (ervas aromáticas)
3) Ludares e Lugares (sabonetes)
4) Sandra Ribeiro (linho)
5) Olimpia Silva (linho)
6) Ana Carvalho (linho)
7) Maria Celeste Barrias (linho)
8) Artelata (latoaria)
9) Requintes da Vila (compotas e licores)
10) Barro de Bisalhães

MOIMENTA DA BEIRA
1) Cooperativa Agrícola do Távora (vinho)
2) Gente da Nave – Associação de Promoção Social de Alvite
(artesanato variado)
3) Lena Coelho (compotas)

CARRAZEDA DE ANSIÃES
1) Doces da Puri (compotas, biscoitos, vinagre e azeite)
2) Meireles Douro (mel e pólen)
3) Sabores em Desalinho (frutos secos)

Entidades representadas com os seus serviços no stand recorrendo à plataforma 360º e ao espaço imersivo (140):
Gastronomia: 17
Hotelaria: 32
Serviços: 3
Produtos Regionais: 43
Pontos de Interesse: 44
Eventos: 1

Durante a feira passaram milhares de visitantes pelo stand “Douro Mágico 360º, mostrando-se, na sua generalidade, agradavelmente surpreendidos pela qualidade de todos os produtos apresentados, bem como a beleza da paisagem e património do Alto Douro Vinhateiro. Alguns manifestaram mesmo vontade em visitar a região em breve.

No que se refere aos produtos, o vinho, e em especial o Vinho do Porto produzido na nossa região, foi o produto mais solicitado, tendo sido exaltada a qualidade geral e a relação preço qualidade.

Entre os visitantes do Stand, marcaram presença enólogos e “sommeliers” que nos procuraram por conhecerem a região outros, e outros à procura de conhecer os nossos vinhos, por terem ouvido falar da sua qualidade. A todos, foram servidas várias provas de vinho, tentando apresentar o leque disponível de oferta, deste os vinhos do Porto, Reservas, Grandes Reservas, Colheitas, brancos, tintos, rosés, moscatel e espumantes.

Depois do vinhos, os produtos mais apreciados foram o mel e o azeite. Relativamente ao mel, o gosto italiano pende para sabores menos doces tal como o mel de castanheiro e quanto ao azeite o gosto recai em azeites com muito baixa acidez e suaves no palato. Consideraram a relação preço/qualidade muito aceitável. No que diz respeito às compotas consideram-nas demasiados doces, estando acostumados na generalidade a compotas com pouco açúcar ou mesmo sem açúcar. Mostraram-se no entanto curiosos nas compotas com vinho generoso, vinho do porto e espumante.

Os frutos secos também foram apreciados, em especial aqueles com figo, no entanto a concorrência era grande e por essa razão a venda não foi tão profícua. A cerveja, esta também foi apreciada, no entanto a venda foi dificultada pela concorrência e pela ausência de condições para prova, como é exemplo de refrigeração.

Relativamente ao artesanato em exposição, houve algum interesse por algumas peças em burel e crochet mas não foi significativo. Constatou-se, assim, que os produtos manufaturados e de artesanato não são competitivos naquele território. Vendeu-se pouco destes produtos.

No seu compêndio geral, pode dizer-se que as atividades desenvolvidas, o contacto com milhares de pessoas que vinham ao nosso stand, as próprias vendas permitiram, efetivamente, promover os produtos, os produtores e o território duriense.

A Douro Generation apresentou em Milão a Plataforma Douro Mágico 360, para o efeito disponibilizou um quiosque tátil que várias pessoas consultaram quer por curiosidade, quer depois de nos questionarem onde e como poderiam encomendar produtos da região.

A Plataforma promoveu em Milão um total de 148 entidades, 444 produtos e serviços, com um levantamento de mais de 100 locais do Douro e mais de 200 fotografias e vídeos. Marcam presença produtores, empresários do alojamento, da restauração e da animação, bem como entidades públicas e do terceiro setor em duas línguas, português e inglês.

Portal Douro Mágico 360:
www.douromagico360.com

A experiência imersiva proporcionada através dos óculos de realidade virtual 360º, onde se mostravam imagens e vídeos do Douro e das Aldeias Vinhateiras, foi sem dúvida um sucesso, por se tratar de uma tecnologia inovadora.

Revelou-se um excelente atrativo das camadas mais jovens ao Stand Douro Mágico 360, tendo despertado o interesse na região e mesmo em provar e comprar os produtos da mesma.

“Douro Magico 360” Google Play

A Douro Generation não se esqueceu dos mais pequenos e apresentou também um jogo didático que mostra o que se faz no Douro e nas Aldeias Vinhateiras, disponível através de uma aplicação para dispositivos móveis.

Com simples tarefas, tais como completar um puzzle, subir escadas ou cozer pão, as crianças podem conhecer a região de uma forma divertida.

“Douro for Kids” na Play Store

A Participação da Douro Generation e das Aldeias Vinhateiras na Feira de Milão foi comunicada aos média, tendo sido divulgada nos órgãos de comunicação social, redes sociais e blogs.

A RTP acompanhou a ação no terreno, onde desenvolveu duas reportagens televisivas, uma na Feira propriamente dita e outra em Cinque Terre sobre o desenvolvimento do protocolo de cooperação entre as duas regiões classificadas.

A presença da equipa da RTP, também aqui, possibilitou a recolha de dados sobre a imagem que Portugal estava a comunicar naquele evento, assim como avaliar a recetividade dos visitantes ao que oferecíamos no
nosso stand. A peça foi transmitida dia 9. Ainda antes de ter início esta ação foi notícia na Lusa e outros jornais nacionais que citaram a agência noticiosa, bem como na imprensa regional e local.

Destaque também para a visita de um jornalista italiano que integrou uma entrevista na peça que fez sobre a edição deste ano da Feira na revista online Italia a Tavola, que se debruçou sobre a presença agro-alimentar no certame, onde incluiu o Douro.

As redes sociais foram outro canal de comunicação utilizado, nomeadamente o Facebook, através da qual os produtores e todos os que seguem a página tiveram oportunidade de acompanhar diariamente, através de vídeos e fotografias, o trabalho de promoção, desenvolvido pela Douro Generation na Feira de Artesanato, Turismo e Território de Milão. Foi significativo o número likes e partilha de posts.

O feedback geral da comunicação desta acção é positivo, uma vez que foi notícia a nível local, regional, nacional e mesmo internacional.

Ligações

Notícias ao Minuto (Lusa):
https://www.noticiasaominuto.com/pais/698565/douro-magico-360-permitever-e-sentir-este-territorio-em-italia

Cacho:
http://cacho.pt/pes-ao-caminho/missao-internacionalizacao-feira-milao-e-plataforma-douro-magico-360o/

A Voz de Trás os Montes:
https://www.avozdetrasosmontes.pt/noticia/13025

Diário de Trás os Montes:
http://www.diariodetrasosmontes.com/noticia/douro-magico-360o-permitever-e-sentir-este-territorio-em-italia

Notícias do Nordeste:
http://www.noticiasdonordeste.pt/2016/11/regiao-do-douro-promove-se-me-milao.html

RTP:
http://www.rtp.pt/play/p2224/e263406/jornal-da-tarde/543850

Últimas Notícias:
http://www.ultimasnoticias.pt/news/153590/douro-magico-360%C2%BA-permite-ver-e-sentir-este-territorio-em-italia

Itália a Távola:
http://www.italiaatavola.net/alimenti/tendenze-e-mercato/2016/12/12/chiude-artigianato-fiera-enogastronomia-mondiale-protagonista/47729

Rádio Evangelho:
http://www.radioevangelho.com/portal/artigos/noticias-portugal/2016/12/02/douro-magico-360-permite-ver-e-sentir-este-territorio-em-italia.html

Programa Escolhas:
http://www.programaescolhas.pt/conteudos/noticias/ver-noticia/
585da257d3141/douro-magico-360o-no-%2Bsocial-e6g

RTP:
http://www.rtp.pt/play/p2475/3-as-10

Noticias ao Minuto:
https://www.noticiasaominuto.com/lifestyle/711477/douro-magico-360-apresenta-uma-viagem-virtual-pela-regiao

Notícias de Lamego:
http://noticiasdelamego.com/2016/12/plataforma-online-apresenta-douro-360o/

Notícias do Nordeste
http://www.noticiasdonordeste.pt/2016/12/plataforma-online-apresenta-odouro-360.html

Beira.pt :
http://beira.pt/portal/noticias/turismo/douro-magico-360o-apresenta-viagem-virtual-pela-regiao/

Meios e Publicidade:
http://www.meiosepublicidade.pt/2016/12/conhecer-o-douro-e-as-aldeias-vinhateiras-ja-e-possivel-atraves-de-tecnologia-360o-com-nova-plataforma-online/

RevistaPort.com:
http://www.revistaport.com/noticia.php?&categoria=5&id=667&titulo=Conhe%C3%A7a%20o%20Douro%20e%20as%20Aldeias%20Vinhateiras%20
atrav%C3%A9s%20de%20uma%20viagem%20virtual%20pela%20regi%C3%A3o

Turisver:
http://www.turisver.com/plataforma-online-apresenta-douro-360/

Publituris:
http://www.publituris.pt/2016/12/27/douro-aldeias-vinhateiras-360o/

Centro Notícias:
http://www.centronoticias.pt/2016/12/27/plataforma-online-douro-magico-360o-percorre-o-melhor-que-o-douro-vinhateiro-tem-para-oferecer/

BloG:
https://lelodemoncorvo.blogspot.pt/2016/12/douro-magico-360-apresentauma-viagem.html

VerPortugal:
http://www.verportugal.net/vp/pt/122016/TurismoLazer/6613/DouroM%C3%A1gico-a-plataforma-que-apresenta-o-Douro-a-360-graus.htm

Publico-fugas:
http://fugas.publico.pt/Noticias/368399_douro-mostra-se-ao-mundo-em-imagens-de-360

Portugal2020
https://www.portugal2020.pt/Portal2020/lancado-portal-douro-magico-360%C2%BA-com-apoio-do-norte-2020

RDP:
http://www.rtp.pt/play/p792/e266828/rdpi-especiais