A Douro Generation e a Rede de Aldeias Vinhateiras do Douro representaram a região do Douro no maior evento de viagens em Portugal, a feira Mundo Abreu 2018. Esta representação decorreu entre os dias 9 e 12 de março, na Feira Internacional de Lisboa.

A 9 de março ocorreram os trabalhos de montagem e preparação do stand para promoção do destino Douro, com projeção de vídeo em tela, demonstração de vídeos 360º com óculos de realidade virtual, quiosque interativo para navegação na Plataforma Douro Mágico 360, dossier promocional, brochuras e folhetos.

Para além do território, foram promovidas unidades hoteleiras, empresas de animação turística e os produtos endógenos. A maioria dos visitantes do stand era constituída por pessoas com idades superiores a 50 anos. Grande parte já conhecia o Douro através de curtas experiências (de passagem ou realização de cruzeiros desde o Porto até à Régua ou Pinhão).

Aqueles que nunca tinham visitado a região procuravam essencialmente informações sobre cruzeiros e, em alguns casos, excursões. Os que já tinham feito cruzeiros ou vivido outras experiências no Douro, solicitavam informações que lhes permitissem aprofundar o conhecimento sobre a oferta turística e pontos de interesse a visitar.

Sendo os visitantes residentes em Lisboa, procuravam também saber de que forma poderiam chegar ao Douro, ou o que visitar no Douro, considerando que iriam ao Norte do país para visitar outras regiões, nomeadamente a cidade do Porto, Parque Natural Peneda-Gerês e passadiços do Paiva.

Mostrámos que o Douro vai muito mais para além do rio, pois além das margens existe um conjunto de património histórico, cultural e natural que, mais do que ver, importa conhecer e compreender.

Ir ao Douro é também saborear o melhor da sua gastronomia e conhecer como são feitos alguns dos melhores vinhos do mundo, nomeadamente o vinho do Porto. Neste capítulo, as Aldeias Vinhateiras do Douro são um importantíssimo e imperdível testemunho da história desta região. Foi dado especial enfoque à qualidade da oferta hoteleira da região, com um número crescente de casas de turismo rural, que oferecem mais do que cama e pequeno-almoço. Oferecem conforto, tranquilidade, hospitalidade, história e experiências. No fundo, são garantia de uma oferta personalizada e, acima de tudo, humanizada. Vários visitantes solicitaram-nos informações muito concretas sobre locais a visitar e sítios onde ficar e comer. Para além de lhes termos mostrado a Plataforma Douro Mágico 360, colocámo-nos à disposição para enviar essa informação personalizada por email.

Frente ao stand Douro Mágico 360 estava o stand da CP a promover a linha do Douro e os passeios no comboio histórico. Incentivámos os nossos visitantes a passarem também por aquele stand para saberem mais informações. Pode concluir-se, pelo contacto com os visitantes do stand, que há duas ótimas oportunidades que o Douro deve aproveitar para expandir a sua notoriedade: o crescimento do destino Porto e da atratividade dos cruzeiros no rio.

Embora esta feira tivesse como foco a promoção e venda de destinos e viagens ao público em geral, foi também possível estabelecer alguns contactos institucionais, tendo em vista futuras cooperações, dentro e fora do país.

Sob o ponto de vista da organização, o apoio por parte da entidade organizadora da feira foi irrepreensível, tendo dado resposta a todas as nossas solicitações. Para além disso, esteve em permanente contacto connosco, para qualquer eventualidade durante o evento.

A 12 de março ocorreram os trabalhos de desmontagem do stand.