Dando continuidade ao fomento da cooperação entre o Douro e os países de Língua Portuguesa, a Douro Generation e a Rede de Aldeias Vinhateiras do Douro proporcionaram a realização do Seminário Geoquímica dos países de Língua Portuguesa, a 27 de março de 2018, na UTAD.

Esta iniciativa decorreu no âmbito da XIX Semana de Geoquímica e do projeto “Douro em Movimento, Aldeias com Vida”, cofinanciado pelo Norte 2020.

A XIX Semana de Geoquímica decorreu de 25 a 29 de Março de 2018, na UTAD, resultando de uma organização conjunta do Departamento de Geologia daquela Universidade e do Grupo de Geoquímica da Sociedade Geológica de Portugal.

O tema central foi “A Geoquímica ao serviço da economia, ambiente e sociedade”. Promoveu-se a troca de conhecimento científico e técnico atual em diversas áreas da Geoquímica, considerando temas transversais como as matérias-primas, as preocupações ambientais e o bem-estar das populações. Este evento teve também como objetivo incentivar a colaboração entre instituições e investigadores dos países de expressão portuguesa. As atividades do Congresso incluiram conferências plenárias, sessões científicas, minicursos e saídas de campo, onde se abordaram as características geológicas da região.​

Para além da componente científica, foi proporcionado aos investigadores e participantes neste seminário um conhecimento mais aprofundado do Douro, as suas paisagens, saberes e sabores, num programa social e cultural diversificado.

Destaque para a visita guiada ao Alto Douro Vinhateiro, com percurso de barco  Pinhão-Régua, e a visita e jantar no Museu do Douro.