A 14 de dezembro de 2016 a Douro Generation e a Rede de Aldeias Vinhateiras do Douro proporcionaram a realização de um seminário sobre “Indústria 4.0”, na Quinta do Paço, Vila Real.

Esta iniciativa foi cofinanciada pelo Norte 2020 no âmbito do projeto “Douro em Movimento, Aldeias com Vida”.

Sinopse

Indústria 4.0 ou Quarta Revolução Industrial é um termo que engloba algumas tecnologias para automação e troca de dados e utiliza conceitos e sistemas ciber-físicos, internet das coisas e computação em nuvem.

A Indústria 4.0 facilita a visão e execução de “Fábricas inteligentes”. Com as suas estruturas modulares, os sistemas ciber-físicos monitorizam processos físicos, criam uma cópia virtual do mundo físico e tomam decisões descentralizadas. Com a internet das coisas, os sistemas ciber-físicos comunicam e cooperam entre si e com os humanos em tempo real, e através da computação em nuvem, ambos os serviços internos e intraorganizacionais são oferecidos e utilizados pelos participantes da cadeia de valor.

Pretende-se com esta sessão dar a conhecer o que é a Indústria 4.0, como nasceu e quais as suas potencialidades. Pretende-se em formato de debate com o público responder às questões relacionadas com o tema e enquadrar a “Inovação Produtiva”.

Intervenções

  • António Correia- PwC
  • Ágata Pereira – PwC
  • Gil Gonçalves – Inova +
  • Ramiro Gonçalves – UTAD
  • Luís Mendonça – Universidade FM (moderador)