A 07 de novembro de 2017 a Douro Generation e a Rede de Aldeias Vinhateiras do Douro proporcionaram a realização de uma sessão de esclarecimento sobre Marcação CE, no Régia-Douro Park.

Esta iniciativa foi cofinanciada pelo Norte 2020 no âmbito do projeto “Douro em Movimento, Aldeias com Vida” e teve como objetivo sensibilizar os empresários para aspetos fundamentais e obrigações relativas à Marcação CE.

A Marcação “CE” é uma marcação obrigatória para alguns produtos comercializados no Espaço Económico Europeu (EEE) desde 1985. Pode também ser encontrada em produtos fora do EEE devido a exportação de produtos fabricados no EEE ou em países que tem como mercado o EEE.

Estes fatores fazem com que a Marcação “CE” seja reconhecida em todo o mundo, ate por aqueles que não estão familiarizados com o Espaço Económico Europeu.

A Marcação “CE” é representada pelas iniciais “CE” que são a abreviatura da designação francesa Conformite Europeene, que significa Conformidade Europeia e, se aplicável, pelos quatro dígitos que identificam o número do Organismo Notificado envolvido no processo de avaliação. É a única marcação que atesta a conformidade dos produtos industriais, que visa garantir que os produtos colocados no mercado estão de acordo com as exigências expressas nas diretivas comunitárias “Nova Abordagem da União Europeia”, nomeadamente no que concerne a saúde e à segurança dos utilizadores e consumidores.

Oradores

Armando Mendes – IAPMEI

Elsa Ramalhosa – Investigadora IPB

Programa

14:30h Receção

14:45h Abertura

15:00h “Marcação CE”

 -Enquadramento legal

 -Regulamento Europeu de Rotulagem dos Produtos Alimentares

16:00h Colocação de questões

16:30h Encerramento