A 08 de junho de 2017 a Douro Generation e a Rede de Aldeias Vinhateiras do Douro proporcionaram a realização do concerto “Tesouros da Canção Napolitana” da Orquestra de Jazz do Douro, com Emilia Zamuner e Marco Sannini, no Museu de Lamego, no âmbito da iniciativa “World Generation Week“.

Este concerto foi cofinanciado pelo Norte 2020 no âmbito do projeto “Douro em Movimento, Aldeias com Vida”.

A canção napolitana (em napolitano Canzóna napulitana) é uma manifestação da música popular típica da cidade de Nápoles e regiões adjacentes. As composições são geralmente em napolitano para voz solista e acompanhamento instrumental. As letras abordam temas variados, de carácter amoroso ou de referência às paisagens italianas. Algumas das canções mais famosas são “O Sole Mio”, “Torna a Surriento”, “Funiculì Funiculà” e “Santa Lucia”.

“Tesouros da Canção Napolitana” conta com orquestrações do maestro Napolitano Marco Sannini e com a voz da solista Emilia Zamuner. Ao longo da semana que antecedeu o concerto, os artistas estiveram no Douro, onde desenvolveram workshops com crianças e jovens músicos e prepararam a atuação com a Orquestra de Jazz do Douro.