A 10 de junho de 2017 a Douro Generation e a Rede de Aldeias Vinhateiras do Douro proporcionaram a realização do concerto “Tesouros da Canção Napolitana” da Orquestra de Jazz do Douro, com Emilia Zamuner e Marco Sannini, nos jardins do Conservatório Regional de Música de Vila Real, no âmbito da iniciativa “World Generation Week“.

Este concerto foi cofinanciado pelo Norte 2020 no âmbito do projeto “Douro em Movimento, Aldeias com Vida”.

A canção napolitana (em napolitano Canzóna napulitana) é uma manifestação da música popular típica da cidade de Nápoles e regiões adjacentes. As composições são geralmente em napolitano para voz solista e acompanhamento instrumental. As letras abordam temas variados, de carácter amoroso ou de referência às paisagens italianas. Algumas das canções mais famosas são “O Sole Mio”, “Torna a Surriento”, “Funiculì Funiculà” e “Santa Lucia”.

“Tesouros da Canção Napolitana” conta com orquestrações do maestro Napolitano Marco Sannini e com a voz da solista Emilia Zamuner. Ao longo da semana que antecedeu o concerto, os artistas estiveram no Douro, onde desenvolveram workshops com crianças e jovens músicos e prepararam a atuação com a Orquestra de Jazz do Douro.