A Douro Generation e a Rede de Aldeias Vinhateiras organizaram, entre os dias 2 e 11 de junho de 2017, a World Generation Week, uma semana no Douro subordinada ao tema “a Europa e o Mundo Lusófono” e repleta de atividades dedicadas à promoção internacional da região, à cooperação internacional, ao conhecimento e à dinamização sociocultural.

Resumo

Nos dias 8, 9 e 10 o Douro recebeu representantes de Sítios classificados Património Mundial, especialistas em diversas áreas do conhecimento e entidades oficiais para um Encontro Internacional em que os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável fizeram parte das apresentações e debates. Foi também trabalhado com os Patrimónios Mundiais da UNESCO um modelo de protocolo para a cooperação e desenvolvimento sustentável.

Entre os dias 3 e 7  foram levadas a cabo ações de promoção do Alto Douro Vinhateiro, com uma mostra de produtos no Porto e com um roadshow na região com os participantes do Encontro Internacional.

Nos dias 2 a 11 foi apresentado um programa cultural que festejou a Lusofonia, em que se destacaram os dias 10 e 11, com espetáculos musicais e muitas atividades culturais e educativas. Ao longo da semana decorreram sessões de cinema, literatura e outros espetáculos, com especial destaque para o dia 2, em Salzedas, na abertura da World Generation Week.